Telefónica acerta compra da britânica O2 por US$ 31,39 bilhões

Gigante espanhola irá adquirir a operadora de telefonia celular britânica para expandir seu alcance na Europa

A companhia espanhola Telefónica fechou um acordo para comprar a O2 PLC, operadora de telefonia celular britânica, por 17,7 bilhões de libras (cerca de 31,39 bilhões de dólares ou 26,01 bilhões de euros). De acordo com a Telefónica, a aquisição é parte de seu esforço para expandir as atividades na Europa, anos após construir uma sólida rede de negócios na América Latina.

O valor do negócio representa um prêmio de 22% sobre o preço de fechamento das ações da O2 na sexta-feira (28/10). Segundo o americano The Wall Street Journal, a transação encerra anos de especulações sobre o futuro da companhia britânica. Principal estrela da telefonia móvel européia nos últimos três anos, a O2 atraiu o interesse de gigantes das telecomunicações, como a alemã Deutsche Telekom, e de estreantes no mercado, como a holandesa KPN NV ela própria assediada pela Telefónica

A Telefónica assumirá os ativos da O2 no Reino Unido e na Irlanda, países onde não deve enfrentar os mesmos problemas regulatórios que encontrou em outros mercados. Quinta maior empresa de telecomunicações do mundo pelo critério de valor de mercado, a empresa espanhola procura oportunidades de negócio na Europa desde o ano passado.

A aquisição de uma empresa de telefonia móvel é interessante para a Telefónica, de acordo com The Wall Street Journal, porque permite explorar um mercado com margens maiores, já que as linhas fixas sofrem cada vez mais a concorrência das novas tecnologias de chamada de voz, como a VoIP, que realiza ligações via internet. A Telefónica Móviles, divisão de telefonia móvel da companhia espanhola, possui mais de 90 milhões de clientes em 15 países. Já a O2 conta com 24,6 milhões de usuários no Reino Unido, Irlanda e Alemanha.