Mundo tem 189 regiões de disputa territorial

Não é só a Crimeia que está em disputa no momento - conheça outros conflitos em curso

São Paulo – A disputa entre Ucrânia e Rússia pela Crimeia é a batalha territorial mais comentada do momento, mas não a única em curso no mundo.

Segundo dados da CIA, o planeta tem 189 pontos de disputa de territórios e fronteiras. Entram na lista disputa por ilhas, territórios marítimos e redefinição de fronteiras no mapa.

Veja alguns exemplos a seguir, dos mais notáveis (por envolverem conflitos armados declarados) aos mais desconhecidos e velados:

Alguns notáveis

Conflito entre Sudão e Sudão do Sul

A região de Abyei, rica em petróleo, gerou a disputa a partir de 2010 entre o exército sudanês e um grupo rebelde de libertação.

A porção sul do país acabou se dividindo, se tornando o Sudão do Sul. Dentro do próprio novo país, entretanto, há disputas entre diferentes facções.

Conflito árabe-israelense

Desde a criação do estado de Israel, a região vive intensa disputa entre sionistas e estados árabes.

Em 1948, a guerra árabe-israelense aconteceu logo após a criação do novo estado e a retirada das tropas britânicas.

Nos anos seguintes, aconteceram a Guerra de Suez e a Guerra dos Seis Dias, onde Israel conquistaria territórios do Egito, da Síria, da Jordânia e a Faixa de Gaza.

Conflito pelas Ilhas Malvinas

A Argentina reivindica da Grã-Bretanha a posse das Ilhas Malvinas (ou Falklands Islands), localizadas no Atlântico Sul.

Em 1982, a Argentina invadiu as ilhas, mas tropas britânicas as recuperaram rapidamente. O conflito ficou conhecido como Guerra das Malvinas.

Até hoje, o governo argentino reivindica perante a ONU a posse das ilhas. Em 2009, o governo britânico começou a explorar petróleo na região.

Alguns pouco conhecidos

Em território brasileiro

O Uruguai reivindica do Brasil duas áreas. Uma delas é a Ilha Brasileira, uma ilha fluvial localizada no Rio Uruguai, na fronteira entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

A outra é o Rincão de Artigas, área entre o Rio Quaraí e Arroio Invernada, na região de Santana do Livramento. É uma área de 237 quilômetros quadrados. O governo uruguaio diz que esse território foi demarcado de modo equivocado em 1856.

Conflitos dinamarqueses

A Dinamarca disputa com a Islândia, o Reino Unido e a Irlanda a posse de uma plataforma continental das ilhas Faroé. É uma região autônoma da Dinamarca e que estuda a independência total.

O país também disputa com o Canadá a posse das Ilhas Hans, entre a Groenlândia e a região de Ellesmere, no extremo norte do planeta.