Volta ao mundo em 15 imagens da última semana – 22/10

Da guerra contra o Estado Islâmico até a reta final das eleições americanas e a crise de refugiados, acompanhe os fatos e fotos que marcaram a semana

São Paulo – O Iraque deu início nesta semana a maior ofensiva militar contra o grupo Estado Islâmico já executada no país. O alvo da operação é Mosul, segunda maior cidade do país e controlada pelos extremistas desde 2014.

O exército iraquiano contou com o exército dos EUA na organização da campanha, que tem ainda como partes fundamentais os combatentes curdos, as milícias populares, além do apoio aéreo da coalizão. A expectativa era a de que a libertação da cidade perdurasse meses, mas, segundo o governo do país, esse objetivo pode ser atingido antes do esperado.

O EI, no entanto, retaliou como pode e atacaram a cidade de Kirkuk, num atentado que deixou ao menos 22 mortos. Em evidente retração em Mosul, líderes do grupo deixaram membros do baixo escalão no Iraque e buscaram refúgio em Raqqa (Síria), uma das últimas grandes cidades sob domínio dos extremistas.

Mundo

Nos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump se organizam para a reta final das suas campanhas presidenciais. No Mar Mediterrâneo, milhares de migrantes e refugiados seguem arriscando suas vidas na travessia à Europa e, na Argentina, milhares de mulheres foram às ruas protestar pelo fim da violência de gênero.

Acompanhe na galeria abaixo.