Multidão furiosa joga político no lixo na Ucrânia

Vitaly Zhuravsky foi alvo de manifestantes em Kiev. Político é conhecido por seus laços com o ex-presidente do país, Viktor Yanukovich, deposto em fevereiro

São Paulo – Vídeos gravados nesta semana em Kiev, Ucrânia, mostram uma multidão raivosa jogando um político do parlamento do país no lixo. Vitaly Zhuravsky é um antigo membro do partido do ex-presidente Viktor Yanukovich, deposto em fevereiro após uma série de violentos protestos.

Em um dos vídeos, Zhuravsky é visto sendo levado por manifestantes até uma lixeira localizada em frente ao parlamento. Ele é então jogado lá dentro e impedido de sair. Num segundo momento, mostrou outro vídeo, militares conseguem resgatá-lo.

Não se sabe ao certo quais as motivações do ato. Mas, segundo o jornal The Washignton Post, o episódio aconteceu durante um protesto maior que exigia do governo ucraniano a adoção de medidas para a remoção de políticos ligados ao regime anterior de seus cargos atuais.

Ucrânia

O pedido da população parece ter sido atendido. Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, declarou que um milhão de servidores públicos terão a sua lealdade avaliada. A ideia é rastrear possíveis práticas corruptas herdadas do antigo governo.

Ainda nesta semana, o país anunciou ter ratificado acordos com a União Europeia (UE) e também com rebeldes separatistas no leste do país. A associação com a UE está sendo vista como histórica, pois sinaliza o distanciamento ucraniano da Rússia e a aproximação com o ocidente.

Veja abaixo o vídeo que mostra Zhuravsky sendo jogado no lixo por manifestantes. 

//www.youtube.com/embed/XMf2_RQWdUQ?rel=0

Neste segundo vídeo, o político é finalmente resgatado por militares.

//www.youtube.com/embed/eq0sRG4_Rn8?rel=0