Monti: Itália vai se beneficiar com reeleição de Obama

Segundo o premiê italiano, a comunidade internacional se beneficiará do bom senso do presidente americano

Roma – Em uma mensagem de felicitação ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou nesta quarta-feira que toda comunidade internacional, incluindo a Europa e a Itália, se beneficiará do bom senso do mandatário reeleito.

“A confiança que o povo americano quis sabiamente renovar permitirá que a comunidade internacional, a Europa e a Itália se beneficiem da liderança e do bom senso que pude apreciar em nosso primeiro encontro na Casa Branca e que o senhor presidente sabe divulgar com grande eficácia nos fóruns internacionais”, declarou Monti.

Monti também assegurou que, com Obama na Casa Branca, “poderemos contar com uma América forte e solidária, que continuará desenvolvendo seu papel fundamental na cena internacional e se empenhará para enfrentar os inúmeros desafios globais”.

Entre estes desafios, Monti citou: “assegurar a paz e a segurança internacional, responder eficazmente ao legítimo de desejo e de liberdade de tantos povos que se somam à democracia e superar a difícil conjuntura da economia mundial”.

Após felicitar Obama por sua vitória e desejar a ele e a toda sua família “serenidade”, Monti defendeu que a Itália e os Estados Unidos devem dar continuidade a sua cooperação no futuro.