Milícia do Hamas diz ter derrubado avião israelense em Gaza

Ativistas do movimento islamita estão transmitindo a notícia através dos alto-falantes das mesquitas ao longo de toda a Faixa de Gaza

Gaza – As Brigadas de Izz al Din Al Qassim, braço armado do Hamas, informaram nesta sexta-feira que seus milicianos conseguiram derrubar um avião de guerra israelense que sobrevoava Gaza, atingindo-o com um míssil terra-ar.

“Nossos milicianos estão buscando os destroços do avião de guerra, enquanto a ocupação (Israel) está intensificando seu poder de fogo para impedir os milicianos de recolher o que restou do avião”, diz o comunicado.

Ativistas do movimento islamita estão transmitindo a notícia através dos alto-falantes das mesquitas ao longo de toda a Faixa de Gaza.

Um porta-voz do exército israelense negou-se a confirmar ou desmentir a informação, e se limitou a dizer à Agência Efe que a veracidade do episódio está sendo apurada.

A notícia ocorre no meio de uma nova onda de violência entre o exército de Israel e as milícias de Gaza, que começou na quarta-feira após Israel assassinar, em um ataque seletivo, o chefe do braço armado do Hamas, Ahmed Jaabari.

Os bombardeios maciços na Faixa de Gaza e o lançamento de vários foguetes em direção a várias cidades israelenses (incluindo as cercanias de Jerusalém e Tel Aviv) elevaram nesta sexta-feira a 22 o número de palestinos mortos, segundo fontes médicas em Gaza, aos quais se somam as mortes de três civis israelenses ontem.

O porta-voz do Ministério da Saúde do governo do Hamas na faixa, Ashraf al Qedra, declarou à imprensa local que 22 palestinos morreram e outros 250 ficaram feridos desde o início da operação israelense, denominada “Pilar Defensivo”.

As Brigadas de Izz al Din Al Qassim, braço armado do Hamas, confirmaram em vários comunicados que desde então lançaram mais de 600 foguetes, um dos quais caiu nesta sexta-feira nas cercanias de Jerusalém e outros dois no mar na região de Tel Aviv nas últimas 48 horas. O Exército israelense bombardeou o mesmo / próprio número de pontos, 600, na Faixa.