Milhares vão à rua na Áustria contra guinada à direita do governo

Manifestantes pedem que o novo governo de direita da Áustria seja boicotado pelo restante da Europa

Viena/Zurique – Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Viena neste sábado (13) para pedir que o novo governo de direita da Áustria seja boicotado pelo restante da Europa.

Cerca de 20 mil pessoas, de acordo com estimativa da polícia, se reuniram para protestar contra o novo governo de coalizão que inclui o Partido da Liberdade da Áustria (FPO), de extrema-direita e fundado por ex-nazistas.

Entre os manifestantes havia estudantes, grupos de esquerda e aposentados que se descrevem como “Vovôs Contra a Direita”, além de outros, com cartazes que traziam mensagens como “Não Deixem os Nazistas Governar.”

A polícia austríaca disse que mais de 1 mil homens reforçaram a segurança do evento, descrito como pacífico.

O protesto também pediu um boicote aos ministros do FPO por parte de outros governos europeus, e que a Áustria seja ignorada quando assumir a presidência rotativa da União Europeia no segundo semestre de 2018.

O FPO ingressou no governo no mês passado como parceiro minoritário da coalizão encabeçada pelos conservadores do Partido Popular Austríaco (OVP), do chanceler Sebastian Kurz, depois de uma eleição parlamentar na qual ambos se comprometeram a combater a imigração ilegal e o islamismo radical.

Apesar de o FPO ter dito que deixou para trás o passado nazista de seus fundadores e de se posicionar contra o antissemitismo, seus oponentes ainda acusam o partido de ser racista, sexista e contra judeus.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s