Milhares continuam presos no Japão por causa da neve

Milhares de pessoas continuam presas em estradas e linhas de ferrovia em cidades japonesas por causa da nevasca do último dia 14

Tóquio – Milhares de pessoas continuam presas em estradas e linhas de ferrovia nas cidades japonesas de Yamanashi e Nagano (centro do país) por causa da nevasca do último dia 14.

Em Yamanashi, a nevasca deixou entre a noite de sexta-feira e manhã do sábado uma acumulação de 114 centímetros na capital, Kofu, e 143 no popular destino turístico do lago Kawaguchi, quantidades que representam um recorde histórico para a região.

Isto causou o fechamento de 47 trechos de estradas, o que deixou cerca de 1.000 motoristas sem poder retornar para suas casas desde sexta-feira, informou nesta segunda-feira a emissora pública “NHK”.

Além disso, cerca de 500 passageiros permanecem detidos em trens e estações entre Otsuki e Sakaori na linha Chuo de trem, que atravessa de leste a oeste a região.

As autoridades começaram a instalar banheiros portáteis nas beiras das estradas e em Yamanashi, 18 localidades estabeleceram 55 refúgios para dar acolhida a cerca de 1.600 pessoas.