Michelle Obama irá a funeral de jovem baleada após posse

Hadiya Pendleton morreu depois que um homem armado atirou contra o grupo com que a jovem passeava em um parque de Chicago

Washington – A primeira-dama americana, Michelle Obama, assistirá neste sábado ao funeral da jovem de 15 anos assassinada por um homem que atirou contra ela em Chicago, após sua participação na cerimônia de posse presidencial, no mês passado.

Hadiya Pendleton morreu depois que um homem armado atirou contra o grupo com que a jovem passeava em um parque de Chicago (norte), aparentemente após tê-lo confundido com uma gangue rival.

“A primeira-dama viajará a Chicago para assistir ao funeral de Hadiya Pendleton. Também o farão a assessora Valerie Jarrett e a secretária de Educação Arne Duncan”, disse um funcionário da Casa Branca à AFP.

Chicago luta para controlar uma epidemia de violência de gangues, que contribuiu para aumentar em 2012 a taxa de assassinatos da cidade em 16%, com 506 pessoas mortas. Na cidade já foram registrados mais de 40 assassinatos este ano.

O tiroteio também ocorre em meio a um intenso debate nacional sobre o controle de armas, a partir do massacre em uma escola em Connecticut (nordeste), no qual morreram 20 crianças e 6 adultos.

Pendleton era uma das bailarinas da banda da escola King College, que se apresentou na posse de Obama em Washington.