México captura um dos traficantes mais procurados do país

Soldados mexicanos prenderam Héctor Beltrán Leyva, um dos traficantes mais procurados do México e líder do cartel que leva seu sobrenome

México – Soldados mexicanos prenderam Héctor Beltrán Leyva, um dos traficantes mais procurados do México e líder do cartel que leva seu sobrenome, informou nesta quarta-feira a procuradoria-geral.

Héctor Beltrán Leyva foi detido em um restaurante da turística cidade de San Miguel de Allende, no centro do país, informou em entrevista coletiva Tomás Zerón, diretor da agência de investigação criminal da procuradoria.

Beltrán Leyva, conhecido por “El H”, foi capturado sem qualquer resistência, após 11 meses de investigação.

Zerón afirmou que Beltrán Leyva é um dos principais narcotraficantes do México, dedicado especialmente ao tráfico de cocaína para Estados Unidos e Europa.

“El H” liderava o cartel dos Beltrán Leyva desde a morte de seu irmão Arturo, liquidado durante uma operação da Marinha no final de 2009, na cidade de Cuernavaca, 60 km da capital.

Os outros dois irmãos Beltrán Leyva – Alfredo e Carlos – estão presos.

Héctor Beltrán Leyva, 49 anos, tinha a cabeça a prêmio por 30 milhões de pesos (2,2 milhões de dólares) no México e por cinco milhões de dólares nos Estados Unidos.