Merkel é reeleita líder de seu partido com 96,7% dos votos

Esta foi a oitava vez em que Merkel se submetia ao voto dos delegados da CDU para ocupar a chefia do partido, que preside desde 2000

Colônia – A chanceler alemã, Angela Merkel, foi reeleita nesta terça-feira como presidente do partido União Democrata-Cristã (CDU) com 96,7% dos votos, no congresso federal que essa legenda realiza em Colônia.

Esta foi a oitava vez em que Merkel se submetia ao voto dos delegados da CDU para ocupar a chefia do partido, que preside desde 2000.

A porcentagem ficou um pouco abaixo do que foi seu melhor resultado histórico, obtido no congresso de Hannover de 2012, de 97,9%.

No entanto, o resultado é considerado como mais uma prova do nulo desgaste sofrido por Merkel após 14 anos à frente desse partido, em um congresso realizado um ano após conseguir sua reeleição para a terceira legislatura como chanceler.

Em seu discurso prévio à votação, Merkel ressaltou a solidez econômica da Alemanha e destacou a boa posição que o país ocupa no contexto internacional e sua capacidade para superar a crise melhor que outros.

Temos menos de três milhões de desempregados, temos o desemprego juvenil mais baixo da zona do euro”, disse Merkel, para quem a contenção orçamentária foi a receita do êxito da Alemanha e deve ser também a chave de sua prosperidade futura.