May conversa com Rohani para estreitar relações com Irã

Ambos concordaram que os vínculos entre os dois países "se desenvolveram de forma positiva" desde a assinatura do acordo entre Irã e grandes potências

Londres – A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, manteve nesta terça-feira uma conversa por telefone com o presidente do Irã, Hassan Rohani para estreitar as relações diplomáticas entre ambos os países e ajudar nos avanços da implantação do acordo nuclear internacional com Teerã.

Ambos os líderes concordaram que os vínculos entre os dois países “se desenvolveram de forma positiva” desde a assinatura do acordo entre Irã e as grandes potências, em julho de 2015, informou um porta-voz da Downing Street, residência e escritório oficial em Londres da primeira-ministra.

“Conversaram sobre os progressos feitos no desenvolvimento do pacto durante o último ano e acordaram que as duas partes devem cumprir os compromissos adquiridos”, afirmou a fonte.

Durante a conversa, May ressaltou que o Reino Unido continua tendo “papel ativo” no processo de implantação do acordo e reforçou a necessidade de continuar fazendo esforços para melhorar a cooperação bancária entre os governos em Londres e Teerã.

Ambos disseram concordar com a importância do diálogo em relação aos “desafios regionais” que o Oriente Médio enfrenta e “a luta global contra o terrorismo”.

A chefe do governo britânico expressou a Rohani sua preocupação sobre os diversos casos com repercussões diplomáticas de cidadãos com passaporte britânico no Irã, entre eles, ressaltou a importância de resolver a situação de Nazanin Zaghari-Ratcliffe, funcionária de uma ONG e com dupla nacionalidade, que foi detida no Aeroporto de Teerã quando retornava ao Reino Unido e acusada de conspirar contra o governo iraniano.