Máquina decompõe resíduos orgânicos em 24 horas

A ferramenta é capaz transformar sobras de comida em um líquido rico em nutrientes ou adubo em um período de 24 horas

São Paulo – A empresa Eco-Wiz, de Cingapura, criou um decompositor de resíduos de alimentos. A ferramenta é capaz transformar sobras de comida em um líquido rico em nutrientes ou adubo em um período de 24 horas.

Renee Mison, dona da empresa, conheceu a máquina coreana “waste-to-water” quando ela ainda estava em desenvolvimento. Então, ela comprou os direitos autorais e investiu mais de 500 mil dólares em pesquisa e desenvolvimento para deixar a ferramenta perfeita para a decomposição de alimentos.

O produto gerado pelo decompositor pode ser usado como fertilizante para jardins. Já a água é limpa suficiente para regar plantas ou ser usada na lavagem de pisos, entre outros fins não potáveis. O decompositor é recomendado para residências, hotéis, restaurantes, fábricas de alimentos, supermercados, apartamentos, entre outros.

A máquina pode produzir 267 litros de água a partir de uma tonelada de resíduos. Logo, uma grande quantidade de alimentos desperdiçados, por exemplo, pode ser reutilizada ao invés de ir para o lixo. Em troca, água limpa será fornecida para irrigação.

Uma tonelada de resíduos gera cerca de mil litros de água. Em Cingapura, para cada tonelada de alimentos jogados no lixo, uma taxa precisa ser paga. Com a novidade, é possível economizar 70% da taxa de descarte se o decompositor for usado individualmente. Para completar, a máquina ajuda as organizações a se tornarem mais sustentáveis e econômicas.