Brasil tem 3º recorde seguido de mortes: como países reagem ao coronavírus

Um retrato atualizado continuamente sobre como governos respondem à pandemia da covid-19 que já deixa mais de 1,5 milhão de infectados

Desde que os primeiros casos começaram a ser reportados na China em dezembro, o coronavírus já infectou mais de um 1,5 milhão de pessoas. Nas últimas semanas, o número de casos de coronavírus fora do território chinês ultrapassou a quantidade de pessoas infectadas no país onde o surto da covid-19 começou.

Com mais de 400 mil casos, os Estados Unidos são agora o novo epicentro da doença e têm mais contaminados do que o país asiático, que registra cerca de 82 mil.

Espanha vem em segundo lugar, com mais de 146 mil infectados e 14 mil mortes. Itália tem 135 mil casos e 17 mil mortes.

O espalhamento rápido do vírus fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificá-lo como pandemia e levou a quedas de dois dígitos nas principais bolsas de valores — o índice brasileiro Ibovespa já caiu 40% desde o começo de 2020.

Em meio ao caos, governos começam a dar uma série de respostas para conter a crise. Para além de pacotes de estímulo econômico, como cortes de juros e planos de investimento e socorro a alguns setores afetados, uma série de países estabeleceu ordens para cancelamento de aglomerações, toque de recolher e fechamento ou maior controle de fronteiras.

Os cenários mais críticos estão nos Estados Unidos, na Itália, na Espanha e na França.

No mapa abaixo, a EXAME compilou o número de casos e medidas de prevenção tomadas por alguns dos países mais afetados pelo novo coronavírus.

Coronavírus no Brasil

Até esta quinta-feira (9), o Brasil tem 17.857 casos confirmados da covid-19 e 941 mortes. Todos os estados já registram infectados pela covid-19 e o Ministério da Saúde já afirmou que há a transmissão comunitária em todo o país.

Os números são parte da contagem oficial e podem ser inferiores à quantidade real de casos. Hospitais privados e de referência vêm reportando diariamente novos pacientes infectados, que demoram pelo menos um dia para serem completamente confirmados e integrarem a contagem geral do Ministério da Saúde.

Com o aumento dos casos em outros estados do país, alguns governadores e prefeitos também vêm instaurando medidas de contenção, como cancelamento de eventos públicos e paralisação de aulas nas escolas. Veja no mapa abaixo os casos por estado brasileiro, segundo a contagem do Ministério da Saúde, e medidas contra o coronavírus tomadas por algumas regiões.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus: