Mandela melhora apesar de estado ter sido grave, diz Zuma

"O estado de Madiba era grave, mas está respondendo bem ao tratamento", assegurou Zuma

Nairóbi – O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, de 94 anos, “melhora constantemente” apesar de “seu estado ter sido grave”, segundo o presidente sul-africano, Jacob Zuma.

“O estado de Madiba (nome do clã de Mandela em língua xhosa com o qual é conhecido carinhosamente na África do Sul) era grave, mas está respondendo bem ao tratamento e melhorou de forma constante durante os últimos dias”, assegurou Zuma, citado pelo site da emissora sul-africana “Eyewitness News”.

Durante um discurso no último dia da 53ª conferência do governante Congresso Nacional Africano (CNA), Zuma disse que Mandela tem uma idade na qual é preciso ser especialmente cuidadoso com as questões médicas.

“Mas Mandela é um lutador”, acrescentou o máximo líder sul-africano.

“Madiba é a primeira coisa que temos em nosso pensamento”, declarou Zuma, acrescentando, em palavras publicadas pela agência sul-africana de notícias “Sapa”, que Mandela “superou todos os desafios relativos à saúde com tremenda força”.

Além disso, para encerrar a conferência, Zuma cantou uma canção popular que lembra o ícone da luta contra o regime racista do apartheid.

Esta manhã, o porta-voz da Presidência, Mac Maharaj, citado pela “Sapa”, assinalou que “não há novidades, por enquanto. Se houver alguma mudança ou nova informação, informaremos a vocês”.

Mandela foi internado no último dia 8 para, segundo o Governo sul-africano, “submeter-se a alguns exames”.