Malala visita cidade natal no Paquistão pela 1ª vez após tiro

Malala, de 20 anos, disse a um amigo da família que pretendia voltar para casa após terminar seus estudos em Oxford

MINGORA, Paquistão (Reuters) – A vencedora do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai visitou sua cidade natal em Swat Valley, no Paquistão, neste sábado, caindo no choro ao entrar em sua casa de infância pela primeira vez desde que um homem armado do Taliban atirou nela em 2012.

Malala, de 20 anos, disse a um amigo da família que pretendia voltar para casa após terminar seus estudos em Oxford, onde está se formando em política, filosofia e economia.

As estradas foram bloqueadas na cidade de Mingora enquanto Yousafzai, conhecida universalmente por seu primeiro nome, voava em um helicóptero do exército com seus pais e irmão.

A segurança foi fortalecida ao redor de sua antiga casa, agora alugada por um amigo da família, Farid-ul-Haq Haqqani, que manteve o quarto de Malala intacto com seus livros, troféus de escola e bagagens.

Malala está em visita ao Paquistão desde quinta-feira, em sua primeira viagem ao país natal desde que levou o tiro e deixou o país para o tratamento. O governo e o exército têm fornecido a segurança.