Mais de 100 Baleias morrem encalhadas na Nova Zelândia

Baleias fazem parte de um grupo de 198 que ficou preso na sexta-feira em uma área com bancos de areia chamada Farewell Spit. Voluntários tentam salvar as outras

Sydney – Especialistas e voluntários tentam salvar cerca de 60 baleias-piloto encalhadas perto da baía Golden, na ilha do Sul da Nova Zelândia, depois que uma centena morreu, informou neste sábado a imprensa local.

As baleias fazem parte de um grupo de 198 que ficou preso na sexta-feira em uma área com bancos de areia conhecida como Farewell Spit, onde uns 200 voluntários alcançaram flutuar a maior parte com a ajuda da maré mas sem que pudessem retornar mar adentro.

O porta-voz do departamento de Conservação neozelandês, Andrew Lamason, disse à ‘Rádio New Zealand’ que 103 destes animais morreram e que os voluntários tentam mantê-las em posição e úmidas até que o mar volte a subir.

Lamason disse que não descartam praticar eutanásia nas baleias se estas acabarem sofrendo estresse demais.

Dezenas de baleias ficam encalhadas anualmente nessa região da Nova Zelândia, cujas águas fazem parte da rota que faz esta espécie quando deixa a Antártida e quando retorna às águas antárticas em setembro.