Maioria dos americanos não crê em uma palavra de Donald Trump

Com baixa histórica de aprovação, republicano enfrenta crise de popularidade, mas os americanos seguem otimistas quanto aos rumos do país

São Paulo – Há pouco mais de seis meses no posto de presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump observa a reprovação da sua atuação crescer. Segundo uma pesquisa da rede de notícias CNN, divulgada nesta manhã, três quartos dos americanos disseram não acreditar nas informações da Casa Branca e apenas 38% aprova sua gestão.

De acordo com a CNN, apenas um presidente registrou níveis tão alarmantes de reprovação durante os primeiros meses na liderança do país: Bill Clinton, em 1993, que cujo índice permaneceu no patamar de 44% nesse mesmo período.

No que diz respeito às pessoas que se designam como democratas, a reprovação de Trump se manteve estável em 80%, percentagem nada surpreendente. Agora, uma revelação importante trazida pela pesquisa é a de que os problemas de popularidade que Trump vem enfrentando não se resumem apenas à parcela de americanos que não votaram nele.

Entre os republicanos, apenas 59% aprova fortemente a sua gestão, contra 73% observado em fevereiro, quando o presidente completava um mês no cargo. Quando se olha para brancos sem diploma universitário, principal base eleitoral de Trump, 35% aprova fortemente a sua gestão, 12% menos que o registrado em fevereiro.

Em geral, 62% das pessoas disseram ter perdido a confiança na habilidade do presidente em razão de suas ações e comentários. Entre os brancos sem diploma universitário, metade deles se posiciona dessa forma.

As confusões que permeiam o gabinete do presidente, que frequentemente realiza substituições em sua equipe, e seu estilo de gestão também não são exatamente bem vistos pelos americanos, com 62% dos americanos considerando que Trump não fez um bom trabalho em escolher seus assessores e conselheiros.

Mas, apesar dos pesares, a maioria dos americanos ainda é otimista quanto aos rumos do país, embora tal sentimento positivo não se traduza em aprovação do presidente. 53% crê que o país está na direção correta. Tal número, explica a CNN, vem se mantendo estável desde a última análise, feita em abril.

Outras pesquisas

Vale notar que a rede de notícias CNN não é a única cujas pesquisas de opinião revelam o naufrágio da aprovação de Trump em tão pouco tempo. A Gallup, consultoria que conta com uma série histórica de análises de popularidade dos presidentes americanos que data a Segunda Guerra Mundial, o índice de aprovação do presidente figura em 38%.

Quando comparado com seu sucessor, o democrata Barack Obama, e considerando esse mesmo período dos primeiros 200 dias no cargo, o desempenho de Trump segue ruim, com 56% de aprovação para o democrata.  Já ao compará-lo com o último presidente republicano, George W. Bush, o cenário para o empresário tampouco é positivo, uma vez que Bush registrava, na ocasião, 55% de aprovação.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Agnaldo Nery

    Pesquisas… pesquisas falsas, direcionadas a enganar o povo. Quem esteve recentemente lá sabe que o que está se propagando não passa de estratégia de esquerda que visa sempre destruir a imagem de seus opositores. Principalmente se forem derrotados nas urnas. Triste

  2. Karmem Ferraz

    Engraçado rejeição mais e o presidente,foi escolhido e o cara que está fazendo o desemprego cair a bolsa de valores bater recorde , escrevam sobre a bolha que vocês tem na cabeça o tumor de mentiras que vem a furo todos os dias derramando a podridão da desinformação

  3. Marcelo Emilio Monteiro

    Na boa, qual a credibilidade dessas fontes de pesquisa???? Mídia Fake.

  4. Leonardo Ceolin

    A maioria dos brasileiros não acreditam mais nas matérias da grande mídia completamente dominada por jornalistas comunistas que trabalham a serviço do movimento comunista internacional. Por isso que apenas 6% dos americanos acreditam na grande mídia. Trump é amado por lá, odiado por esquerdistas que não são americanos, são apenas defensores do socialismo. Sua bandeira é vermelha com a foice e o martelo. Ele será reeleito e será um massacre ainda maior!