Lula envia mensagem de apoio a Cristina Kirchner

Lula disse que "reza" para que a presidente argentina "se recupere em breve e possa voltar a governar"

Buenos – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou nesta terça-feira sua estada em Buenos Aires para enviar uma saudação à presidente argentina Cristina Kirchner, em recuperação pela cirurgia no cérebro.

Durante o primeiro congresso internacional de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Lula disse que “reza” para que a presidente argentina “se recupere em breve e possa voltar a governar”.

Acompanhada de seus filhos, Máximo e Florencia, Cristina, de 60 anos, continua em repouso na residência presidencial, para onde foi transferida esta segunda-feira do hospital onde foi operada em 8 de outubro por um hematoma no cérebro.

A equipe médica da Fundação Favaloro informou à presidente que deverá permanecer um mês de “repouso absoluto” e evitar qualquer situação de pressão ou estresse que possa afetar seu processo de recuperação, como se descreve no boletim médico publicado quando a governante receber alta.

Desde sua chegada à residência presidencial, em Olivos, aos arredores de Buenos Aires, a presidente não teve acesso à imprensa nem à televisão, e seu filho Máximo é o encarregado de comentar atualidades com ela, de acordo com diversos veículos de imprensa locais.

A ordem médica de repouso torna muito improvável que a líder da Frente para la Victoria possa acompanhar os candidatos de seu partido na reta final da campanha para as eleições legislativas de 27 de outubro.

O vice-presidente da Argentina e substituto temporário de Fernández a cargo do poder Executivo, Amado Boudou, será o encarregado de apoiar a campanha do partido em um ato realizado hoje na cidade de Chascumús, a 120 quilômetros da capital.

O presidente Evo Morales, também de visita no país, desejou a Cristina “força para que se recupere rapidamente” em uma visita à Universidade Nacional de La Plata (UNLP), onde foi nomeado professor titular honorífico de uma nova disciplina na Faculdade de Jornalismo.