Lula deixa Cuba após se reunir com Raúl e Fidel Castro

O ex-presidente se mostrou satisfeito com o andamento dos projetos de colaboração do Brasil com a ilha

Havana – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu nesta quinta-feira sua visita a Cuba satisfeito com o andamento dos projetos de colaboração do Brasil com a ilha, onde se reuniu com o presidente Raúl Castro e seu irmão Fidel.

O general Raúl Castro foi ao aeroporto internacional José Martí se despedir de Lula, que confirmou, em declarações a jornalistas, que nesta quarta-feira visitou Fidel Castro e, segundo disse, encontrou-o “muito falador como sempre”.

O ex-presidente se declarou feliz e entusiasmado com o andamento dos projetos de colaboração entre seu país e Cuba, entre eles a ampliação do porto de Mariel, que será transformado no principal porto comercial da ilha.

Lula também afirmou esperar que a presidente Dilma Rousseff realize uma visita a Cuba e que depois Raúl Castro viaje ao Brasil para que as relações entre os dois países “continue cada vez melhor”.

Após Havana, sua próxima escala é Caracas, onde nesta quinta-feira se reunirá com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e nesta sexta-feira participará de um debate com empresários brasileiros e venezuelanos.

Esta foi a primeira visita de Lula a Cuba desde que terminou seu mandato. Como chefe de Estado, visitou a ilha em quatro ocasiões, a última delas em fevereiro do ano passado.