Lula critica falta de atitude dos EUA e UE ante a crise

O ex-presidente criticou a demora dos países europeus em socorrer a Grécia, que ameaçou entrar em moratória

São Bernardo do Campo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que falta decisão política e atitude dos governos dos países da União Europeia e dos Estados Unidos para solucionar a atual crise econômica mundial. O ex-presidente criticou a demora dos países europeus em socorrer a Grécia, que ameaçou entrar em moratória. “Eu acho que está faltando decisão política nas crises europeia e norte-americana. É decisão política, não se trata de uma questão econômica”, afirmou. “A Alemanha não poderia ter demorado o tanto que demorou para resolver o problema da Grécia”, criticou.

No caso da Grécia, o ex-presidente observou que se a crise na nação europeia tivesse sido resolvida prontamente ela não teria contaminado a economia mundial. “Quando um paciente está sangrando, ninguém vai perguntar o que o feriu, mas vão estancar o sangramento para depois curar”, explicou. “Se tivessem estancado o sangramento no início, nós teríamos evitado essa crise”. O ex-presidente recomendou ainda às nações em crise que sigam os exemplos da China, da Índia, do Brasil e da Argentina que, segundo ele, retomaram o crescimento da economia. Ele sugeriu também que os países ricos invistam nas nações mais pobres como uma forma de atenuar o atual cenário de crise. “É só ajudar os países mais pobres a crescerem mais que vamos ter mais consumidores para aquilo que eles produzirem”.

Lula defendeu ainda que os países ricos sigam o exemplo dos emergentes para estancarem a atual crise. Pregou como uma das soluções para o atual cenário mundial o aumento da demanda interna. “Se quiser resolver o problema da economia, faça com que o povo tenha um pouco de consumo”, recomendou. “O povo vai consumir com responsabilidade, a fábrica vai produzir, o comércio vai vender e todo mundo vai ver a roda da economia girar”, acrescentou.

Lula avaliou que a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, estão tratando a questão da crise da “forma mais responsável possível” e que ficou feliz quando a presidente defendeu que a população brasileira consuma mais, de maneira responsável. Lula participou hoje da 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo, promovida no Pavilhão Vera Cruz, no ABC paulista.