Líder da Al Qaeda designa Frente al Nusra como filial síria

Líder da rede terrorista Al Qaeda designou a Frente al Nusra como a única "filial da Al Qaeda na Síria

Cairo – O líder da rede terrorista Al Qaeda, o egípcio Ayman al Zawahiri, designou nesta sexta-feira a Frente al Nusra como a única “filial da Al Qaeda na Síria, dependente do comando central”, em discurso dirigido a reordenar o movimento jihadista nesse país.

Em uma gravação de áudio divulgada pelo canal “Al Jazeera”, Zawahiri reitera a anulação do chamado Estado Islâmico do Iraque e o Sham (Síria), e delimita a atividade deste grupo unicamente ao Iraque, ao mesmo tempo em que pede aos grupos jihadistas para não combater entre eles.

Já em 9 de junho, foi divulgada uma mensagem escrita do líder da Al Qaeda que pedia o fim do Estado Islâmico na Síria, algo a que seu líder, Abu Bakr al Baghdadi, se negou.

“O Estado Islâmico do Iraque e o Sham continuará enquanto continuarmos vivos e não o vamos abandonar nunca”, disse Baghdadi na época.

Nesta novo discurso, o líder da Al Qaeda insiste na designação de Abu Mohammed al Yulani como emir da Frente al Nusra durante um ano, até que o Conselho da Shura da organização, principal órgão executivo, emita um relatório sobre sua continuidade.