Ladrões roubam ponte de 10 toneladas na República Tcheca

De acordo com a imprensa local, o crime foi cometido em plena luz do dia, com a ajuda de um guindaste

Praga – Ladrões furtaram uma ponte ferroviária centenária que pesava 10 toneladas e era constituída de 200 metros de trilhos, no oeste da República Tcheca.

De acordo com a imprensa local, o crime foi cometido em plena luz do dia, com a ajuda de um guindaste. A ponte de ferro, datada do ano de 1901 não era mais utilizada e estava no trajeto entre Loket e Horni Slavkov, localizado a 150 quilômetros ao oeste de Praga.

Os ladrões se passaram por uma empresa privada, que teria contrato com o órgão que administra o transporte ferroviário no país. A justificativa seria retirar a ponte abandonada e construir em seu lugar uma pista para ciclistas.

O prejuízo estimado com o roubo chega a 5 mil euros (pouco mais de R$ 12 mil), que é o custo do material como ferro-velho, apesar do gasto estimado para reconstrução da ponte seja bem maior se realizado.

“É a primeira vez topamos com esse tipo de roubo organizado nas nossas ferrovias. O roubo de velhas vias de trem acontece, mas não nesta magnitude”, afirmou Pavel Acha, porta-voz da empresa tcheca de administração ferroviária, ao jornal Pravo.

Uma empresa local, que fabrica cisternas, teria interesse em colocar em funcionamento este trajeto, por isso é realizado um estudo de custos, segundo Acha.