Kerry diz que oposição ucraniana tem todo apoio de Obama

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que a oposição tem todo o apoio do presidente americano

Berlim – O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, pediu nesta sexta-feira que o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, dê “passos sérios” para se chegar a uma solução política no país e disse que a oposição tem “todo o apoio” do presidente americano, Barack Obama.

Em entrevista concedida em Berlim após se reunir com o ministro das Relações Exteriores alemão, Frank Walter Steinmeier, Kerry convocou o governo de Kiev e a oposição a retomarem o “diálogo político”.

De acordo com Kerry, as ofertas de Yanukovich “ainda não alcançaram uma dimensão suficiente para que a oposição tenha a impressão de que pode se sentar legitimamente na mesa de negociações” com as autoridades.

Kerry, que deve se encontrar com os líderes opositores ucranianos Vitali Klitshko e Arseni Yatseniuk durante a Conferência de Segurança de Munique, quis deixar claro o apoio de Washington aos cidadãos que se manifestam nas ruas de Kiev.

“Minha mensagem é que têm todo o apoio do presidente Obama e do povo americano por seus esforços e coragem”, declarou.

O ministro de Relações Exteriores alemão também exigiu novos passos de Yanukovich para resolver o conflito ao considerar que o país está “longe de uma solução política”.