Kerry confia que avanço do EI no Iraque será revertido

Militantes do grupo disseram que tomaram controle total de Ramadi no domingo, na maior derrota para o governo de Bagdá desde o ano passado

Seul – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse nesta segunda-feira estar confiante que a tentativa do Estado Islâmico de tomar a cidade iraquiana de Ramadi será revertida nas próximas semanas.

Kerry afirmou, durante entrevista coletiva em Seul, que Ramadi foi um alvo de oportunidade para os militantes do Estado Islâmico.

“Estou convencido de que, à medida que as forças forem reenviadas e os dias passarem nas próximas semanas, isto vai mudar, eles serão retirados… estou absolutamente confiante que nos próximos dias isso será revertido”, disse.

Militantes do Estado Islâmico disseram que tomaram controle total de Ramadi no domingo, na maior derrota para o governo de Bagdá desde o ano passado.

No sábado, autoridades norte-americanas disseram que forças especiais realizaram um ataque dentro da Síria que matou um homem identificado como um líder sênior do Estado Islâmico, Abu Sayyaf.

Kerry disse que o ataque eliminou um “líder importante” e resultou em “um ganhou significativo de inteligência”.