Kerry abordará programa nuclear com ministro do Irã

O secretário de Estado americano vai se reunir com o chanceler do Irã no sábado, para abordar o programa nuclear iraniano

Washington – O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, se reunirá no sábado na Alemanha com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Yavad Zarif, para abordar as conversas sobre o programa nuclear iraniano, informaram nesta quinta-feira fontes do governo americano.

Durante a 51ª Conferência de Segurança que será realizada em Munique de 6 a 8 de fevereiro, Kerry, que já chegou à cidade alemã, terá também um encontro bilateral à margem da reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov.

‘(Kerry) terá uma série de reuniões bilaterais (…) com o ministro das Relações Exteriores Lavrov, com o ministro das Relações Exteriores Zarif e com outros’, disse hoje a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, em sua entrevista coletiva diária.

Fontes oficiais americanas citadas pelos meios de comunicação locais asseguraram que a reunião com Zarif vai acontecer no sábado e nela Kerry tentará conseguir um acordo sobre as negociações a respeito do programa nuclear iraniano.

Em janeiro, Kerry e Zarif se reuniram em duas ocasiões em Paris e em Genebra para dar seguimento às conversas sobre o programa nuclear que o Irã realiza com o chamado Grupo 5+1, composto pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China) e a Alemanha.

Ambas partes se deram como prazo até o próximo mês de julho para alcançar um acordo que encerre quase 11 anos de litígios.

A comunidade internacional teme que, sob o guarda-chuva de um programa nuclear civil, o Irã ambicione desenvolver armamento atômico, algo que Teerã sempre negou.