Keiko Fujimori celebra passagem para segundo turno nas eleições peruanas

A filha do ex-presidente Alberto Fujimori expressou que era a favor de que o país siga progredindo e que não olhe para o passado

Lima – A candidata presidencial peruana Keiko Fujimori comemorou neste domingo com seus seguidores ter passado para o segundo turno das eleições, segundo os resultados de contagem rápida, e assegurou que trabalhará para que “o crescimento econômico chegue a todos os peruanos”.

Em uma sacada do hotel Bolívar, Keiko disse que os resultados da pesquisadora Datum e da organização civil Transparencia são contundentes e que pode dizer com tranquilidade e serenidade: “Já estamos no segundo turno!”.

Segundo esses resultados de contagem rápida, Keiko tem 23% dos votos, atrás do nacionalista Ollanta Humala com 31%, e acima do candidato Pedro Pablo Kuczynski, que obteve 18%.

Após a festa nas ruas, a filha do ex-presidente Alberto Fujimori expressou que era a favor de que o país siga progredindo e que não olhe para o passado.

Nesse sentido, acrescentou que trabalhará com respeito à democracia, aos direitos humanos e à liberdade de imprensa.

“Tenho um compromisso para trabalhar para que o Peru siga crescendo, recebendo investimentos, mas também de luta contra a pobreza, a desigualdade e a violência”, disse.

Além disso, fez um apelo para trabalhar juntos para que o Peru seja um só país, onde o crescimento chegue a todos os peruanos, pois os habitantes dos assentamentos humanos não têm água nem títulos de propriedade.

Keiko disse que o caminho rumo à Presidência é ainda longo, “faltam várias semanas”, apontou, e pediu que se mantenha a “atitude de humildade, sem soberba e sem triunfalismos”.

A candidata da Forza 2011 disse que seu rival no segundo turno, Humala, é “um bom candidato” e pediu um aplauso para todos os candidatos presidenciais que participaram do pleito.