Kadafi pede a partidários que ‘limpem’ a capital

Líder fez essas declarações no momento em que os rebeldes se aproximam do centro da cidade de Trípoli

Trípoli – O coronel Muammar Kadafi pediu neste domingo à noite a seus partidários que “limpem” a capital dos rebeldes que tomaram o controle de vários bairros de Trípoli, em uma mensagem sonora divulgada pela televisão líbia.

Os tripolitanos “devem sair agora para limpar a capital”, declarou o coronel Kadafi, afirmando que “não há lugar para agentes do colonialismo em Trípoli e na Líbia”.

“Voltem para de onde vocês vieram”, disse aos rebeldes.

Muammar Kadafi fez essas declarações no momento em que os rebeldes se aproximam do centro da cidade de Trípoli depois de terem lançado no sábado à noite um ataque à capital, bastião do regime.

De acordo com um correspondente da AFP, os rebeldes, que chegavam principalmente pelo mar, foram recebidos com alegria pelos moradores de alguns bairros da capital.

Apesar do aparente êxito dos rebeldes, o porta-voz do regime, Mussa Ibrahim, afirmou durante uma entrevista coletiva à imprensa que “seu regime permanece forte e que milhares de voluntários e soldados estão preparados para lutar”.

Vários países ocidentais e a Otan consideraram que o regime de Kadafi está à beira do colapso após cerca de seis meses de conflito.