Julgamento de Pistorius é brevemente interrompido

Oscar Pistorius, famoso desde que se converteu no primeiro atleta amputado nas duas pernas a competir em Jogos Olímpicos, é acusado de assassinar sua namorada

O julgamento de Oscar Pistorius, acusado de assassinar sua namorada, foi suspenso por alguns minutos nesta terça-feira depois que uma rede de televisão sul-africana mostrou uma foto da primeira testemunha, apesar da proibição de filmá-la.

“Levo isso muito a sério”, declarou a juíza Thokozile Masipa, antes de suspender provisoriamente o julgamento pouco depois da retomada da audiência.

A interrupção ocorreu depois que um canal mostrou uma foto da testemunha, Michelle Burger, uma economista da Universidade de Pretória que vivia a menos de 200 metros da residência do campeão paralímpico sul-africano quando ele matou sua namorada, em fevereiro de 2013.

Michelle Burger, uma testemunha que declarou na segunda-feira ter ouvido uma mulher que dava “gritos de gelar o sangue” antes dos disparos de Pistorius, havia pedido que não a filmassem.

No entanto, o canal de informação eNCA mostrou na tela, enquanto ela falava, uma foto sua encontrada no site de sua universidade.

“Isso é muito desagradável. Os meios de comunicação foram advertidos. Se não se comportarem corretamente, não os trataremos com luva de pelica”, acrescentou a juíza, antes de proibir formalmente toda utilização de imagens das testemunhas, “de qualquer tipo de fonte”.

A magistrada prometeu uma investigação e assegurou que este incidente não ficará sem consequências. Logo depois retomou a audiência.

O campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius se declarou na segunda-feira não culpado do assassinato de sua namorada Reeva steenkamp em fevereiro de 2013, no início de seu julgamento em Pretória.

Os meios de comunicação sul-africanos obtiveram a autorização para transmitir ao vivo na televisão a maior parte do processo, com exceção do testemunho de Pistorius, mas o acordo com a justiça informa que as testemunhas pode pedir para que não sejam filmadas. Neste caso, apenas sua voz é ouvida.

O julgamento também pode ser seguido integramente na rádio. Pistorius é famoso desde que se converteu no primeiro atleta amputado nas duas pernas a competir em Jogos Olímpicos, em Londres 2012.