Japão registra superávit em conta 2,9% maior em outubro

O superávit em conta corrente somou 1,436 trilhão de ienes em outubro

Tóquio – O superávit em conta corrente do Japão aumentou 2,9% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou hoje o Ministério das Finanças do país. Medida mais ampla do comércio do Japão com o resto do mundo, o superávit em conta corrente somou 1,436 trilhão de ienes em outubro (US$ 17,097 bi), antes dos ajustes sazonais.

O resultado ficou abaixo da estimativa dos economistas, que previam aumento de 7%, para 1,492 trilhão de ienes. Em setembro, o superávit em conta havia sido de 1,960 trilhão de ienes, com crescimento de 24,3% ante o mesmo mês de 2009. As exportações japonesas aumentaram 8,8% em outubro, ante o mesmo mês do ano passado, para 5,414 trilhões de ienes, enquanto as importações avançaram 11,5%, para 4,501 trilhões de ienes.

Máquinas

Em outra divulgação do dia, o governo japonês informou que o núcleo das encomendas de maquinário no país apresentou em outubro queda de 1,4% em relação a setembro. O dado marca o segundo mês seguido de queda e sugere que o nível de investimento das empresas continuará fraco. Economistas esperavam queda mensal de 0,1%.

Indicador volátil, o núcleo das encomendas havia despencado 10 3% em setembro, depois de ter dado um salto de 10,1% em agosto. O núcleo não ajustado das encomendas teve alta de 7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. As informações são da Dow Jones.