Japão celebra reeleição do presidente americano Barack Obama

O ministro porta-voz, Osamu Fujimura, ''felicitou'' Obama, um presidente que, em sua opinião, ''tem grande consideração com a zona Ásia-Pacífico''

Tóquio – O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, celebrou nesta quarta-feira a reeleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e assinalou que espera manter a atual colaboração e relação entre ambas potências.

”Enviamos uma mensagem de felicitação ao presidente Obama, com quem queremos manter a mesma cooperação”, disse Noda, em declarações recolhidas pela rede japonesa ”NHK”, ao chegar a Tóquio procedente do fórum Ásia-Europa (Asem), realizado nesta semana no Laos.

O ministro porta-voz, Osamu Fujimura, também ”felicitou” Obama, um presidente que, em sua opinião, ”tem grande consideração com a zona Ásia-Pacífico”.

Em entrevista coletiva, Fujimira afirmou que Noda e Obama ”têm uma relação estreita e compartilham a visão do futuro” e acrescentou que espera que sua continuidade sirva para ”fortalecer” os laços diplomáticos.

O porta-voz japonês destacou a importância da aliança entre Japão e Estados Unidos na atual situação de segurança na Ásia Oriental, no meio da tensão territorial que Tóquio mantém com Pequim pela soberania do pequeno arquipélago Senkaku/Diaoyu.