Jalu também está em controle dos opositores, segundo NTV

Segundo um turco preso no local, as pessoas estão sujeitas "à vontade e ao controle do povo"

Istambul – A cidade líbia de Jalu, situada no interior do deserto e a cerca de 400 quilômetros ao sul de Benghazi, também foi tomada pelos opositores do Governo de Muammar Kadafi, informou um turco preso na localidade ao canal “NTV”.

“O controle está totalmente nas mãos da população. Não há forças de segurança, não há Polícia. Estamos sujeitos à vontade e ao controle do povo”, relatou Mustafa Karaoglu, que se encontra neste povoado de pouco mais de 3.500 habitantes, onde um grupo de estrangeiros se mantém fechado em seus locais de trabalho.

“Somos umas 350 pessoas, 150 turcos e os demais, vietnamitas”, explicou.

Também em Jalu, outro turco confirmou à “NTV” que a cidade foi tomada pelos rebeldes.

“A cidade está sob controle dos grupos opositores. Eles não nos deixam sair. Estamos em nosso local de trabalho e alguns escritórios foram queimados. Há dois dias não temos comida. A água quase acabou e o combustível também”, explicou Ferhat Karsli.

Karsli relatou que ele e seus companheiros falaram com o centro de crise estabelecido no Ministério das Relações Exteriores turco, mas afirmou que não há nada que possa ser feito.

“As estradas de acesso a esta cidade foram destroçadas. Nem o Governo líbio nem o turco conseguem chegar até aqui. Ligamos para o consulado turco em Benghazi e eles também estão com problemas. De fato, enquanto estava ao telefone, escutei que lá também se ouviam tiros”, relatou.