Iraque recupera cidade das mãos do EI no oeste do país

O exército lançou a ofensiva para retomar a cidade, localizada mais de 400 km a oeste de Bagdá, na estrada principal que liga Bagdá à fronteira com a Jordânia

As forças iraquianas anunciaram nesta quinta-feira que retomaram o controle da cidade de Rutbah, no oeste do Iraque, tomada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em 2014.

“O Comando de Operações Conjuntas anuncia a libertação total de Rutba”, situada na grande província de Al-Anbar, indica um comunicado.

Forças especiais, soldados e policiais participaram da operação, segundo o comunicado.

As forças iraquianas lançaram na segunda-feira a ofensiva para retomar a cidade, localizada mais de 400 km a oeste de Bagdá, na estrada principal que liga Bagdá à fronteira com a Jordânia.

Em junho de 2014, o grupo ultrarradical sunita lançou uma ofensiva que lhe permitiu conquistar extensas áreas ao norte e a oeste de Bagdá, antes de tomar a capital da província de Al-Anbar, Ramadi, em 2015.

Desde então, as forças iraquianas recuperaram terreno face ao EI nesta província, incluindo Ramadi e Hit.

No entanto, grandes áreas desta província permanecem nas mãos dos jihadistas, incluindo Fallujah, bem como grande parte da província de Nínive (norte), incluindo a capital e segunda maior cidade do Iraque, Mossul.