Irã terá primeira negociação com AIEA desde posse de Rohani

Agência nuclear da ONU e o Irã vão realizar uma nova rodada de negociações em 27 de setembro sobre o contestado programa atômico de Teerã

Viena – A agência nuclear da ONU e o Irã vão realizar uma nova rodada de negociações em 27 de setembro sobre o contestado programa atômico de Teerã, o primeiro encontro entre as partes desde a posse do relativamente moderado Hassan Rouhani como presidente iraniano.

A reunião será realizada em Viena, disse uma porta-voz da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Essa será a 11ª rodada de discussões entre os dois lados desde o início de 2012, até agora sem qualquer resultado.

As negociações serão observadas de perto pelo Ocidente em busca de qualquer sinal sobre a disposição do Irã para ceder na disputa internacional de uma década sobre seu programa nuclear após a eleição de Rouhani em junho.

O presidente prometeu mais transparência e menos confronto nas relações com a AIEA e as potências mundiais.

O último encontro entre Irã e AIEA ocorreu em maio, sem alcançar qualquer avanço que permitiria à agência da ONU retomar uma investigação congelada há muito tempo sobre a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano.

Autoridades ocidentais acusam o Irã de obstruir a investigação da AIEA sobre as supostas pesquisas de bomba atômica. O Irã afirma que as acusações de que pode ter realizado testes relevantes para o desenvolvimento de bombas atômicas são infundadas e forjadas.