Irã tem chance de resolver questão nuclear, diz Obama

O presidente americano pediu para que o Irã aproveite oportunidade para esclarecer dúvidas sobre seu programa nuclear

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta quarta-feira que o Irã aproveite a “oportunidade histórica” para esclarecer as dúvidas sobre seu programa nuclear com um acordo diplomático.

“Minha mensagem aos líderes e ao povo do Irã é simples: não deixem passar esta oportunidade. Podemos conseguir uma solução que responda a suas necessidades energéticas enquanto garantimos ao mundo que seu programa é pacífico”, disse o líder americano perante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Obama lembrou que seu governo quer uma “solução diplomática” para o programa nuclear iraniano como parte de seu “compromisso para impedir a expansão das armas nucleares em busca de paz e segurança em um mundo sem elas”.

Em paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas, as potências internacionais e o Irã discutem em Nova York um possível acordo que resolva a questão nuclear do país.

O objetivo é concluir as negociações antes do dia 24 de novembro, quando vencerá o prazo estipulado pelos dois lados para resolver uma questão que há anos dificulta as relações entre Irã e Ocidente.

Há exatamente um ano, Obama e o presidente iraniano, Hassan Rohani, aproveitaram a Assembleia Geral da ONU para protagonizar uma histórica aproximação, o que aumentou as expectativas sobre uma solução para o impasse nuclear.

Ambos os líderes estarão em Nova York ao longo da semana, mas ainda não é previsto um encontro.