Irã inicia negociações com AIEA

Irã iniciou negociações com a Agência Internacional de Energia Atômica, que tenta obter detalhes sobre o programa nuclear iraniano

Teerã – O Irã iniciou negociações com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tenta obter detalhes sobre o programa nuclear de Teerã, afirmou nesta quinta-feira um funcionário nuclear iraniano.

Uma delegação, liderada pelo diretor-geral adjunto da AIEA, Tero Varjoranta, esteve na terça e quarta-feira em Teerã para esclarecer os dois últimos pontos de uma série de perguntas desta agência da ONU, no âmbito de um acordo de transparência.

A AIEA esperava até 25 de agosto esclarecimentos sobre a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano, em particular sobre uma possível experimentação em grande escala com explosivos.

Em uma carta da AIEA publicada nesta semana no site da agência, Reza Najafi, embaixador iraniano no organismo, explicou que o Irã não havia respondido a estas perguntas nos prazos previstos “por culpa de sua complexidade, de informações infundadas e da falta de provas sólidas em poder da AIEA”.

Estas respostas são consideradas determinantes para permitir um acordo definitivo entre o Irã e as grandes potências sobre o programa nuclear.

O Irã e o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) impuseram a data limite de 24 de novembro para tentar concluir um acordo global que garanta a natureza pacífica do programa nuclear de Teerã, suspeito de ter objetivos militares.