Irã e potências retomarão diálogo nuclear na próxima semana

Encontro faz parte do processo negociador iniciado em novembro de 2013 pelo Irã e o chamado Grupo 5+1

Viena – O Irã e as grandes potências retomarão no próximo dia 14 em Viena a negociação para fechar um acordo que garanta que o programa atômico iraniano é pacífico, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes da União Europeia.

Nesse dia, a chefe da diplomacia comunitária, Catherine Ashton, se reunirá com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Yavad Zarif, e no dia seguinte o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, se unirá aos contatos.

Este encontro faz parte do processo negociador iniciado em novembro de 2013 pelo Irã e o chamado Grupo 5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, França, Rússia e o Reino Unido), além da Alemanha, explicou o porta-voz de Ashton, Michael Mann.

As reuniões fazem parte dos intensos esforços diplomáticos, nos quais Ashton representa as grandes potências, para chegar a um acordo antes de 24 de novembro, data que ambas as partes marcaram como limite para terminar a negociação.

O objetivo do acordo é que o “Irã garanta à comunidade internacional a natureza exclusivamente pacífica de seu programa nuclear”, lembrou hoje Mann.