Irã e G5+1 retomam negociações nucleares para fixar acordo

A nova rodada de negociações começou hoje em Genebra com este encontro bilateral e se prolongará até amanhã

Genebra – O vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, e a responsável adjunta do serviço Exterior da União Europeia para Assuntos Políticos, Helga Schmidt, retomaram nesta quinta-feira em Genebra as negociações para fixar a data de aplicação do acordo sobre o programa nuclear iraniano alcançado nessa cidade no último mês de novembro.

A nova rodada de negociações começou hoje em Genebra com este encontro bilateral e se prolongará até amanhã, segundo confirmou o porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Michael Mann.

Helga Schmidt negocia em nome dos países do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha), que no dia 24 de novembro selaram com o Irã um acordo histórico para frear o programa nuclear iraniano.

Este encontro começou por volta das 18h30 locais (15h30 de Brasília) e, embora não esteja confirmado, se prevê que mais adiante se possa unir às conversas a vice-secretária de Estado dos EUA para Assuntos Políticos, Wendy Sherman.

Segundo antecipou o próprio Araqchi antes de viajar para Genebra, para poder definir uma data de aplicação do acordo as partes devem solucionar primeiro “alguns assuntos pendentes” que requerem “decisões em nível político”.

As equipes de analistas de ambas partes mantiveram três encontros de caráter técnico durante o mês de dezembro, um em Viena e dois em Genebra.

Dentro do acordo alcançado em novembro entre Irã e o G5+1, Teerã se comprometeu a reduzir temporariamente seu programa nuclear em troca de uma suspensão também temporária de algumas das sanções internacionais.