Irã apresenta propostas sobre impasse nuclear, diz UE

Porta-voz da União Europeia disse que há um sentimento de "otimismo cauteloso" para os dois dias de reunião em Genebra

Genebra – O Irã apresentou propostas a respeito do impasse sobre seu programa nuclear durante negociação com seis potências mundiais em Genebra nesta terça-feira, disse um porta-voz da União Europeia.

Michael Mann, porta-voz da chefe de política externa da UE, Catherine Ashton, disse a repórteres que autoridades iranianas apresentaram as ideias em slides de PowerPoint, mas não entrou em detalhes sobre o conteúdo.

Mann disse que há um sentimento de “otimismo cauteloso” para os dois dias de reunião em Genebra, e que o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, principal negociador da questão nuclear do país, participou de um jantar na segunda-feira em uma “atmosfera muito positiva”.

As negociações continuaram depois que o Irã apresentou as propostas pela manhã, disse Mann, acrescentando que as potências buscam ideias concretas e construtivas do lado iraniano. A mídia iraniana disse que o pacote de propostas se chama “Encerrando uma crise desnecessária, abrindo novos horizontes”.

As potências –Estados Unidos, França, Alemanha, China Grã-Bretanha e Rússia– acusam o Irã de buscar o desenvolvimento de uma arma nuclear e exigem o fim do programa de enriquecimento de urânio do país. Em troca, ofereceram aliviar sanções econômicas impostas ao longo dos últimos anos.

O Irã garante que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos e defende o direito de enriquecer urânio.