Irã anunciará corte nos compromissos do acordo nuclear amanhã, diz agência

A agência oficial do Irã não informou que vai reduzir seus compromissos resposta à saída unilateral dos Estados Unidos do acordo nuclear

O Irã vai anunciar, nesta quarta-feira, uma redução de seus compromissos assumidos no âmbito do acordo internacional nuclear iraniano de 2015, um ano após a decisão americana de deixar o pacto unilateralmente, segundo a agência oficial Irna.

“Em resposta à saída unilateral dos Estados Unidos (…), a República islâmica do Irã anunciará, nesta quarta-feira, sua decisão de reduzir seus compromissos no âmbito deste acordo”, informou nesta terça a agência iraniana.

A Irna não detalhou quais compromissos Teerã pretende “reduzir”, mas indica que a decisão será comunicada aos embaixadores dos cinco países que se mantiveram no acordo (Alemanha, China, França, Grã-Bretanha e Rússia) pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Abbas Araghchi.

Um diplomata alocado em Teerã confirmou à AFP que os embaixadores dos cinco países foram convidados a um encontro no Ministério de Relações Exteriores com Araghchi nesta quarta, quando a saída dos EUA do acordo completa um ano.

O ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif deve encontrar em Moscou com seu homólogo russo, Seguei Lavrov, nesta quarta.

Na segunda-feira, a Isna tinha informado que Teerã podia anunciar na quarta “medidas de reciprocidade” em resposta à saída americana do acordo – embora não tenha detalhado de que consistiriam.