Irã acredita em progresso em negociações nucleares

Vice-ministro de Relações Exteriores do Irã disse que seu país acredita que haverá progressos importantes nas negociações nucleares que começaram hoje

Genebra – O vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araqchi, disse nesta terça-feira que seu país acredita que haverá progressos importantes nas negociações nucleares que começaram hoje com um grupo de seis países, Estados Unidos e Rússia entre eles, “se existir boa vontade de ambas as partes”.

“Acreditamos que, se há boa vontade de ambas as partes… Nós (os negociadores iranianos) temos boa vontade e se há a mesma boa fé do outro lado o progresso está ao alcance de nossa mão”, disse Araqchi.

O vice-ministro descreveu a atmosfera do início das negociações como positiva, construtiva e guiada de maneira eficiente.

Além disso, confirmou que a delegação iraniana expôs o conteúdo de sua proposta, que procura acalmar as preocupações da comunidade internacional sobre os verdadeiros objetivos do programa nuclear do Irã, que o Ocidente teme que possa ter fins militares.

O vice-ministro afirmou que a reação à apresentação do Irã foi “boa” e explicou que seus detalhes serão examinados a partir desta tarde.

A delegação do Irã é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mohammed Yavad Zarif.

Os países do grupo chamado G5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França, mais Alemanha) estão representados em seu nível mais alto pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.