Inundações no sudeste da Ásia deixam cerca de 60 mortos

Intensas chuvas das monções atingiram Camboja, Vietnã e Tailândia

Bangcoc – Cerca de 60 pessoas morreram no Camboja, Vietnã e Tailândia por causa das inundações produzidas pelas intensas chuvas das monções, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

A passagem do tufão Usagi pela região – que no último fim de semana afetou Filipinas, Taiwan e o sul da China – intensificou as chuvas no litoral do Vietnã, onde pelo menos 24 pessoas morreram, segundo o site de notícias “Thanh Nien”.

As equipes de resgate buscam seis desaparecidos pelas enchentes, que também causaram danos em cerca de 5 mil lares.

No Camboja, pelo menos 25 pessoas morreram no norte do país, onde, em algumas regiões, o nível da água se aproxima dos mais altos em mais de uma década, segundo o jornal “Phnom Penh Post”.

As chuvas e a abertura das comportas de represas na Tailândia e no Vietnã resultaram na cheia do rio Mekong, que superou o nível de segurança de 12 metros e transbordou no nordeste do Camboja.

As províncias de Stung Treng, Kratie e Kompong Cham, são as mais afetadas pela cheia do rio que, segundo as autoridades, ainda não chegou ao seu máximo e pode atingir os mesmos níveis de 1996, quando 169 pessoas morreram e 50 mil casas foram destruídas.

Milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas e buscar refúgio em áreas mais altas, enquanto cerca de 100 famílias foram evacuadas na localidade de Stung Treng, a capital provincial.

“Vários moradores morreram e as infraestruturas estão destruídas. Também nos preocupa que seus cultivos tenham sido destruídos, o que afeta sua subsistência”, disse o governador local, Duon Pov.

Na Tailândia, nove pessoas morreram por causa das inundações que atingem 27 das 76 províncias do país, segundo o “Bangcoc Post”.

As autoridades descartaram que Bangcoc, a capital, venha a sofrer com as chuvas como em 2011, quando ficou parcialmente inundada pelas enchentes que causaram 745 mortes em todo o país e bilhões de dólares de prejuízos para a indústria tailandesa.