Inundações deixam 35 mortos e 85 mil deslocados na Índia

Precipitações causaram inundações que deixaram 15 mortos em uma primeira fase e outros 20 desde o domingo

Nova Délhi – Pelo menos 35 pessoas morreram e outras 85 mil foram evacuadas devido às fortes chuvas registradas no estado de Orissa, no leste da Índia, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

As precipitações causaram inundações que deixaram 15 mortos em uma primeira fase e outros 20 desde o domingo, disse um porta-voz da Delegacia de Assistência Especial.

Mais de 1,8 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas de monção em Orissa e milhares delas tiveram que deixar suas casas em 12 distritos do estado, sendo amparadas em acampamentos de socorro.

O Sistema Fluvial Mahanadi tem atualmente um caudal de pouco mais de 31 metros cúbicos por segundo (m3/s) e a maioria dos rios do estado estão abaixo do nível de risco.

No entanto, a Delegacia adverte que as localidades situadas mais abaixo do rio Baitarani, um dos principais da região, sofrerão inundações durante “um pouco mais de tempo”.

Também as chuvas foram a causa de um deslizamento de terra que a semana passada provocou mais de 150 mortos em uma cidade do oeste do país.