Indonésia descobre filhotes de rinoceronte mais raros

Os filhotes, uma fêmea e dois machos que podem ter nascido no ano passado, foram filmados nos últimos meses

Três filhotes de rinoceronte de Java, o mais raro do mundo, ameaçado de extinção, foram observados no parque natural indonésio de Ujung Kulon, na ilha de Java, indicaram seus responsáveis.

Os filhotes, uma fêmea e dois machos que podem ter nascido no ano passado, foram filmados nos últimos meses, disse nesta quarta-feira à AFP o funcionário do parque Mohammad Haryono.

Os rinocerontes foram filmados em abril, maio e julho junto as suas mães pelas câmeras do parque que servem para observar os animais mais tímidos.

“É uma grande notícia, agora temos que garantir sua proteção”, disse à AFP Widodo Ramono, diretor da Indonesian Rhino Foundation.

Os três filhotes nasceram de mães diferentes e parecem saudáveis, indicou Haryono. A descoberta eleva a um total de 60 o número de rinocerontes de Java presentes no parque.

O rinoceronte de Java, conhecido pelas dobras características de sua pele, está à beira da extinção como consequência da caça ilegal e da destruição de seu habitat natural por parte do homem.

No passado existiam milhares de rinocerontes de Java no sudeste asiático, mas agora a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) os classifica como espécie em risco de extinção.