Indicado para Suprema Corte critica fala de Trump sobre juiz

Neil Gorsuch qualificou os ataques recentes de Trump contra o Judiciário americano como "desmoralizadores e desanimadores"

Washington – Indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ocupar uma vaga na Suprema Corte, Neil Gorsuch qualificou os ataques recentes de Trump contra o Judiciário americano como “desmoralizadores e desanimadores”, segundo o senador democrata Richard Blumenthal.

As declarações foram confirmadas pela equipe encarregada de garantir a nomeação do magistrado.

Integrante do Comitê do Judiciário do Senado e ex-procurador-geral de Connecticut, Blumenthal disse que questionou Gorsuch sobre as recentes críticas de Trump após um juiz federal bloquear temporariamente o decreto que suspende a entrada de pessoas de sete países de maioria muçulmana nos EUA.

Trump qualificou o magistrado James Robart, responsável pela decisão, como “suposto juiz” e insinuou que Robart teria responsabilidade por qualquer ataque terrorista que venha o ocorrer.

“Ele [Gorsuch] disse que [os ataques] foram desmoralizadores e desanimadores – essas foram as palavras dele”, afirmou Blumenthal a repórteres.

“Eu acredito que ele tem a obrigação de tornar suas visões conhecidas de maneira mais explícita e inequívoca para o povo americano”, disse o senador.

Os democratas têm buscado usar o processo de confirmação para forçar Gorsuch a condenar o presidente e a reafirmar a independência do Judiciário.

Fonte: Dow Jones Newswires.