Índia realiza prova de míssil com capacidade nuclear

Força Aérea da Índia efetuou com sucesso uma prova do míssil terra-ar Akash, com capacidade nuclear

Nova Deli – A Força Aérea da Índia efetuou nesta quarta-feira com sucesso uma prova do míssil terra-ar Akash, com capacidade nuclear, desde uma base militar no estado oriental de Orissa, informaram fontes do Exército indiano.

O lançamento do míssil, que tem um alcance de 27 quilômetros e pode chegar a 15 quilômetros de altura, fazia parte das provas que periodicamente realiza o centro militar de Chandipur, segundo estas fontes citadas pela agência local “Ians”.

O míssil pesa 700 quilos e pode levar 60 quilos de ogivas explosivas, com capacidade para ser lançado desde bases fixas e móveis contra diferentes alvos aéreos.

A Organização para a Pesquisa e o Desenvolvimento de Defesa (DRDO) da Índia trabalha desde 1990 no centro de provas de Chandipur na produção deste e outros mísseis.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com seu vizinho Paquistão, que também possui armas nucleares e é seu principal rival no subcontinente indiano.

Além do acompanhamento do Paquistão, o comando militar indiano também não perde de vista as capacidades nucleares da também vizinha China.