Incêndio florestal avança na Califórnia e ameaça centenas de casas

Apenas 5% do incêndio foi contido nesta terça, com mais de 2,1 mil bombeiros combatendo as chamas e cerca de 700 casas estão ameaçadas

Um incêndio florestal no norte do Estado da Califórnia continuava a se espalhar nesta terça-feira, enquanto bombeiros tentavam apagar o fogo que ameaça centenas de casas e outras estruturas, manchando o céu da área da baía de São Francisco com nuvens pretas de fumaça.

O incêndio, que começou na tarde de sábado no condado rural de Yolo, ao oeste de Sacramento, consumiu 28.800 hectares de grama, arbustos e densa plantação de carvalhos. Isso representa 17 por cento mais que os 24.280 hectares que tinham queimado até a noite de segunda-feira.

Os Estados Unidos estão no meio de uma temporada de incêndios florestais mais ativa do que o normal, com o risco significativamente acima do esperado para muitos Estados do oeste do país, de acordo com meteorologistas federais.

Na manhã desta terça-feira, apenas 5 por cento do incêndio havia sido contido, com mais de 2.100 bombeiros combatendo as chamas, segundo a autoridade de incêndios da Califórnia.

O fogo está ameaçando cerca de 700 casas, reportou uma afiliada da NBC na segunda-feira, com as autoridades emitindo ordens e recomendações de retirada para centenas de moradores.

“O potencial para aumento (do incêndio) continua alto já que as equipes combatem o fogo em um terreno difícil”, disse a autoridade de incêndios da Califórnia em um alerta.