Incêndio em poço ilegal de petróleo mata 18 pessoas na Indonésia

O fogo, que se alastrou nesta terça-feira, destruiu várias casas e no início da tarde os bombeiros ainda lutavam contra as chamas

Jacarta – Pelo menos 18 pessoas morreram e 41 ficaram feridas nesta quarta-feira por conta de um incêndio em um poço de petróleo, que também destruiu cinco edifícios, na província de Aceh, na ilha de Sumatra (Indonésia), segundo fontes oficiais.

O acidente aconteceu na madrugada durante o processo de extração em uma jazida ilegal da região de Pasir Putih, quando vários operários solucionavam um problema de excesso de petróleo na exploração e houve uma explosão, afirmou o escritório em Aceh da Agência Regional de Gestão de Desastres (BPBD, na sigla em indonésio).

“Até o momento o fogo ainda não foi controlado”, disse a agência regional, em comunicado divulgado às 18h (horário local, 8h em Brasília).

Os feridos e os corpos dos mortos foram levados para três hospitais da região.

As autoridades do país, bombeiros e a empresa estatal de energia Pertamina estão trabalhando para apagar uma coluna de fogo de mais de 10 metros de altura que vem da jazida de petróleo, que extraía a 250 metros de profundidade, segundo imagens divulgadas pela BPBD.

A província de Aceh é uma região rica em hidrocarbonetos e onde é comum a existência de jazidas ilegais.

As autoridades abriram uma investigação para esclarecer as causas do fato.