Incêndio é registrado próximo ao reator 4 de Fukushima

Segundo a companhia, a região não registrou mudanças nos níveis de radiação; a empresa ainda investiga as causas do incidente

Tóquio – Um incêndio aconteceu nesta terça-feira (horário local) no edifício externo do reator 4 da usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, mas já foi extinto, informou a Tokyo Electric Power Co. (Tepco) – empresa administradora da central.

Segundo a companhia, a região não registrou mudanças nos níveis de radiação. O incêndio foi detectado por um funcionário às 6h38 da manhã pelo horário local (18h38 de segunda-feira de Brasília) em um edifício perto da saída de água ao mar do reator número 4.

A Tepco indicou que o operário detectou fumaça no lugar onde se analisam mostras de água ao sul da central e imediatamente avisou aos bombeiros que trabalham nas instalações, que apagaram o fogo.

A empresa ainda investiga as causas do incidente, que pode ter começado em uma área de baterias e geradores.

Embora o reator não estivesse operacional no momento em que o terremoto de 11 de março atingiu o nordeste do Japão, é um dos mais afetados, pois a ausência de sistemas de refrigeração após o tsunami desestabilizou os tanques onde se deposita o combustível utilizado.

A usina nuclear de Fukushima Daiichi sofreu vazamento de materiais radioativos por causa dos danos em quatro de seus seis reatores, decorrentes do grande terremoto seguido de tsunami do dia 11 de março.