Imagem de democratas e republicanos piora entre hispânicos

Ainda assim, Barack Obama mantém uma ampla vantagem entre esse grupo

Washington – As convenções dos partidos Republicano e Democrata para eleger seus respectivos candidatos presidenciais pioraram a imagem destes com o eleitor latino, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, que aponta o presidente e candidato à reeleição, Barack Obama, à frente entre esse grupo.

Dos eleitores consultados pela empresa Latino Decisions, 82% estão “quase certos” de que votarão nas eleições de 6 de novembro, uma queda em relação aos 85% de duas semanas atrás, segundo esta pesquisa semanal.

A convenção republicana de Tampa (Flórida) e a democrata de Charlotte (Carolina do Norte), que enviaram mensagens específicas à comunidade hispânica, não conseguiram convencer os eleitores da mais ampla minoria nacional americana.

Os democratas caíram de 64% de imagem favorável para 53% entre os consultados, enquanto os republicanos foram de 32% a 26%.

Depois de consultar 300 eleitores registrados na última semana, a Latino Decisions constatou que Obama mantém, apesar de tudo, uma ampla vantagem em relação ao seu adversário republicano Mitt Romney: 66% a 29%.

Em nível do eleitorado nacional, a vantagem de Obama está dentro da margem de empate técnico. “A participação do eleitorado hispânico vai ser crítica em estados como Colorado, Nevada, Flórida e Virgínia”, lembrou a Latino Decisions em seu comunicado.

Obama segue tranquilo à frente de Romney, mas “a pergunta é: quantos irão votar?”, questionou a Latino Decisions.

Esta é a terceira sondagem semanal organizada por esta empresa especializada nos eleitores hispânicos.